9 de Dezembro de 2014

Report: notícias

Natura conquista certificação e se torna a maior B Corp do mundo

A Natura, companhia brasileira com posição de liderança no mercado de cosméticos, acaba de receber o certificado B Corp. Essa conquista indica o esforço de associar crescimento econômico e promoção do bem-estar social e ambiental nos negócios, em sintonia com uma rede global que reúne 1,2 mil organizações.

Além de avaliar e atestar o compromisso com boas práticas na operação e na cadeia de valor, a certificação propõe alteração no estatuto da empresa, com um descritivo de sua missão e posicionamento a respeito da sustentabilidade. Ao dar esse passo, a Natura passa a ser a maior B Corp do mundo e a primeira de capital aberto na América Latina.

                                          

O processo de certificação foi apoiado pela Report – que é parceria da companhia na produção de relatos anuais e em projetos de consultoria estratégica – e envolveu o mapeamento de iniciativas e a resposta ao questionário do B Corp. Iniciado há oito anos nos Estados Unidos, o movimento já engajou 30 organizações no Brasil.

Nova visão

Além de ter se tornado B Corp, a Natura lançou hoje sua Visão de Sustentabilidade 2050. Com compromissos, objetivos, metas e uma proposta de valor renovada para a companhia no longo prazo, a plataforma impactará desde o modelo de negócios até os processos de inovação e relacionamento com públicos estratégicos. O propósito central é ambicioso: superar a visão de redução de impactos negativos e ser uma empresa impacto positivo – ou seja, cuja existência traz efeito benéfico à sociedade. A Report também colaborou com a construção dessas diretrizes, com base em seu relacionamento de longo prazo com a Natura.

Leia mais sobre a Visão 2050 aqui.

Mais sobre o Movimento B Corp aqui.