9 de Dezembro de 2014

Report: notícias

pensamento integrado na solução dos negócios

Evoluir a gestão das organizações a partir de uma visão cada vez mais integrada, que abrange várias dimensões do negócio, desde a estratégia de futuro até o gerenciamento cotidiano de diferentes atividades e o processo de liderança de pessoas são os atuais desafios dos executivos.

Para discutir o tema, a Report Sustentabilidade, em parceria com a Corall, consultoria especializada na gestão para a evolução das organizações e de suas lideranças, promoveu o workshop De Relato para Pensamento Integrado. Patrocinado pela AES Brasil, o evento foi realizado em São Paulo, no dia 28 de novembro e reuniu profissionais das áreas de comunicação, sustentabilidade e recursos humanos de 11 empresas.

Durante o encontro, Álvaro Almeida, sócio-diretor da Report, e Vicente Gomes, consultor e sócio da Corall, ressaltaram a necessidade de um novo olhar para a geração de valor e novos modelos de negócio e de gestão e de uma atuação sobre a cultura corporativa e o engajamento de mentes e corações. 

 “Entendemos que assim como aconteceu com a GRI, que ajudou a estabelecer nas empresas a rotina de gestão dos impactos socioambientais, o movimento do relato integrado pode avançar uma nova fronteira, quebrar silos internos e promover mudanças no modo como os administradores tomam decisões”, avalia Álvaro Almeida.


Álvaro Almeida, da Report (esq.), e Vicente Gomes, da Corall (dir.) conduzem o workshop

O consultor Vicente Gomes, da Corall, usou sua experiência na gestão organizacional para fazer um paralelo entre o pensamento integrado e o capitalismo consciente, uma filosofia baseada na crença de uma forma mais complexa de capitalismo que está emergindo e que tem o potencial de melhorar o desempenho das empresas e, simultaneamente, promover a qualidade de vida de bilhões de pessoas. “Para entender como o fluxo entre diferentes capitais como financeiro, humano, intelectual e natural, afeta a criação de valor temos que pensar de forma integrada. Há empresas de diferentes portes, em todo o mundo, que já experimentam uma forma diferente de atuação, com uma cultura forte e com uma gestão de capitais que vai além do financeiro. Desde grandes empresas como a americana Whole Foods até a brasileira Vagas.Com”, contou Vicente.

Durante o encontro foram apresentados os principais resultados de um trabalho comandado pela Report, que analisou mais de 100 relatórios (referentes ao ano de 2013) de empresas do mundo todo que integram o grupo piloto do International Integrated Reporting Council (IIRC), organização que definiu as diretrizes para o relato integrado. Os cases são práticas inspiradoras que podem ajudar as empresas no planejamento do seu próximo relatório.

O objetivo de reunir profissionais de diferentes áreas da empresa como sustentabilidade, comunicação e recursos humanos foi o de promover o diálogo e a reflexão sobre as mudanças internas necessárias para promover a integração, sobretudo, na tomada de decisão. Com esse grande desafio interno sendo trabalhado, o relatório anual integrado será uma consequência natural.

+ Saiba mais sobre relato integrado aqui