16 de Outubro de 2014

Report: notícias

materialidade ganha espaço

Pesquisa realizada pela Report comprova que as empresas estão investindo para aprimorar o sistema de identificação dos temas relevantes para a gestão e para a definição do conteúdo dos relatórios – o chamado processo de materialidade.

Segundo o estudo, que será lançado no mês que vem, nos últimos dois anos houve um avanço de 20% no percentual de empresas que passaram a incluir a construção da materialidade em seus relatórios. Esse movimento reflete não apenas a adoção cada vez maior das diretrizes G4 da Global Reporting Initiative (GRI), que dão ênfase à definição dos temas críticos como princípio orientador fundamental dos relatórios, mas também à crescente influência das recomendações do International Integrated Reporting Council (IIRC). 

É um indício de que as empresas estão lançando relatórios mais maduros e transparentes, que podem ser usados efetivamente como ferramentas de apoio à gestão. O Estudo de Materialidade 2014 revisita a metodologia e os dados compilados na publicação pioneira Materialidade no Brasil - Como as Empresas Identificam os Temas Relevantes, lançada em 2012. No novo estudo, nossa equipe de consultoria analisou os relatórios anuais e/ou de sustentabilidade de 117 grandes companhias brasileiras, para identificar em que estágio está a consolidação dos processos de materialidade dentro das comunicações de desempenho corporativo.

Aguarde!