30 de Abril de 2015

Report: notícias

estudo destaca impactos da construção civil

*atualizado em 11/05

Um estudo realizado com 20 empresas brasileiras ligadas à construção civil avaliou os impactos socioambientais do setor e como as empresas estão gerenciando esses efeitos, além de identificar boas práticas, pontuais ou estruturadas.

A ser lançada em maio, a publicação foi elaborada por consultores da Tistu Desenvolvimento Social e Organizacional e da report, com patrocínio da MRV e apoio do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), e sinaliza os desafios que o mercado tem pela frente. Entre eles, eficiência energética e hídrica, diferenciais socioambientais, resíduos, saúde e segurança e emissão de gases de efeito estufa (GEE).

Para compor a matriz, foram utilizadas fontes públicas, encontradas na internet ou em publicações impressas – a transparência é um item de suma importância e, por isso, a falta ou ausência de dados pesou negativamente nas análises e conclusões apresentadas no texto.

Apesar de envolver as práticas de determinadas empresas, o estudo não se propõe a analisar ou desenhar a estratégia, de forma individual, de cada uma delas. A ideia é que qualquer empresa possa aprofundar o diagnóstico sobre como está posicionada em relação a cada impacto socioambiental apresentado no texto e traçar estratégias para gerenciar seus riscos e criar oportunidades de diferenciação perante as demais companhias do setor.

Destaques da pesquisa:

impactos ainda representam um desafio e são tratados apenas por 1/3 das empresas:

  • eficiência energética e hídrica
  • qualidade socioambiental ofertada ao cliente
  • resíduos gerados
  • condições de saúde e segurança no trabalho
  • emissão de gases de efeito estufa (GEE)

 

empresas (entre 20) atingiram mais de 50% dos 30 pontos possíveis

50% das empresas estão comprometidas com um dos padrões do setor: Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade PBQP-H

 

+ Fique ligado!

Para discutir os resultados da pesquisa, bem como os desafios enfrentados pelas empresas, a report realizará um evento no dia 19 de maio, em São Paulo.

Data: terça-feira, 19/5, das 9h às 12h

Local: report – sala mezanino (Av. Brig. Luis Antonio, 3.530 - Jd. Paulista, SP)

Público-alvo: empresas e profissionais ligados à construção civil

Programação: http://www.reportsustentabilidade.com.br/2015/pt-br/node/717

Informações: giovanna@reportsustentabilidade.com.br

Vagas limitadas.