29 de Janeiro de 2015

Report: notícias

ONG combate escravidão em escala global

ONG Made In a Free World, que atua globalmente no combate ao trabalho forçado, lançou um software com o objetivo de ajudar as empresas a erradicarem o trabalho escravo ou infantil em sua cadeia de fornecimento. O programa, chamado Forced Labor Risk Determination & Mitigation (FRDM), analisa toda a planilha de gastos da empresa e identifica, entre os fornecedores de materiais, produtos ou serviços, pontos de maior risco de ocorrência de trabalho forçado. 

O software conta com um algoritmo que lê estas informações e as compara com um banco de dados da ONG contendo informações sobre o assunto em escala global. Segundo a Made In a Free World, o programa consegue alta precisão na identificação e nas recomendações oferecidas para a erradicação desse tipo de trabalho na cadeia de suprimento, independentemente do setor e da localidade da empresa.
 

A ideia do programa surgiu após o sucesso da campanha anterior, Slavery Footprint (Pegada da Escravidão), que disponibilizou na internet um teste – acessado 15 milhões de vezes – que informa quantos escravos trabalhavam para produzir bens e serviços usados pelos respondentes, com base em seus hábitos de consumo.