7 de Outubro de 2013

Report: ensaio

uma reflexão sobre as soluções

Por Cássio Trunkl*

Foi lançado na semana passada mais um vídeo do projeto The Story of Stuff, chamado de The Story of Solutions - "A história das soluções". Circulando na internet com mais de 75 mil acessos, o vídeo começa afirmando que a tecnologia que temos disponível hoje só existe porque muitos problemas que eram insuperáveis anos atrás já tiveram solução.

A crítica presente no vídeo (que aliás, é a especialidade dos criadores do projeto) recai sobre o foco das atuais soluções, que tem sido mais ligadas às vias que levam a um maior consumismo do àquelas comprometidas em superar desafios ligados a produtos e formas de produção mais seguras, saudáveis e justas. Uma explicação pode estar associada a uma discussão já levantada no Brasil há certo tempo pelo professor José Eli da Veiga - IRI/USP e IPÊ, autor de mais de 20 livros sobre temas relacionados à economia e sustentabilidade -, que questiona a metodologia de cálculo do PIB, onde quanto mais produção, maior o consumo e maior a riqueza (leia o artigo publicado no Valor, aqui).

A proposta do vídeo é refletir sobre termos como o “melhor” x “mais”. Isso lembra outra discussão também razoavelmente antiga, de crescimento econômico x desenvolvimento econômico. O vídeo mostra a diferença ao ilustrar o caso mundial da substituição das sacolinhas plásticas. Em um cenário apresentado, a medida não gera impacto positivo e, em outro, o impacto é benéfico e há mudança de mentalidade. O melhor, claro, fica para o final, com o comentário que afirma: é hora de construirmos as soluções! Então, sem mais delongas, assista o vídeo abaixo:

 

*Cássio Trunkl é gerente financeiro na Report Sustentabilidade