You are here

8 de Novembro de 2018

Report: notícias

Report divulga progressos ligados ao Pacto Global da ONU

Riscos de mercado, emissões de gases de efeito estufa, denúncias relacionadas a ética e conduta e desafios em direitos humanos são alguns dos temas tratados na segunda Comunicação de Progresso (COP) da Report. O documento reforça o compromisso do grupo com os princípios do Pacto Global das Nações Unidas e divulga os resultados, a gestão, a estratégia e os impactos relacionados às atividades da empresa. O relato está disponível na página do Pacto Global.

Nesta edição, o material se divide em capítulos que apresentam o modelo de negócio da Report, suas frentes de atuação e seus valores e seções dedicadas aos princípios ambientais, trabalhistas, de direitos humanos e de compliance – em linha com os dez princípios do Pacto Global.

Duas novidades de destaque são a apresentação de uma entrevista com os quatro sócios majoritários, Estevam Pereira, Alvaro Almeida, Sérgio Almeida e Gilberto Longo, com perguntas enviadas pelos diferentes públicos (sócios, fornecedores e rede de parceiros) da Report; e a apresentação, pela primeira vez, de indicadores socioambientais com base na metodologia da Global Reporting Initiative (GRI) para áreas como compliance, emissões e recursos humanos.

Integrada à Rede Brasil do Pacto Global, a Report também enxerga esta Comunicação de Progresso como mais um exercício para, em 2019, apresentar ao mercado seu primeiro relato integrado GRI, refletindo o amadurecimento da gestão e os principais tópicos sociais, ambientais e econômico-financeiros ligados ao negócio.

 
 
 
 
19 de Outubro de 2018

Report: notícias

Quem faz a sua roupa?

Essa é a provocação da Fashion Revolution, iniciativa que nasceu com o objetivo de transformar a indústria da moda. E essa transformação começa pela transparência, uma vez que as empresas deveriam mostrar quem faz parte da sua cadeia de valor e em que condições essas pessoas trabalham. No Brasil, o movimento ganhou impulso com o lançamento do Índice de Transparência da Moda Brasil, que contou com o apoio do Instituto C&A, da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex) e do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces), responsável pelo cálculo do índice.
 
Resultado de imagem para who made clothes fashion revolution
 
Nesta primeira edição, foram selecionadas 20 grandes marcas e empresas varejistas do mercado brasileiro, classificadas de acordo com a quantidade de informações disponibilizadas sobre suas políticas, práticas e impactos socioambientais.
 
Os resultados apresentam as seguintes marcas em ordem decrescente: C&A (53%), Malwee (51%), Zara (40%), Havaianas (36%), Osklen (34%), Renner (26%), Riachuelo (23%), Hering (17%), Animale (15%), Farm (15%), Marisa (13%), Pernambucanas (15%) e com 0% Brooksfield, Cia Marítima, Ellus, Jonh Jonh, Le Lis Blanc Deux, Melissa, Moleca, Olympikus.
 
Mas atenção: o índice não aponta quais empresas têm o melhor desempenho e sim as que divulgam mais informações sobre tópicos socioambientais.
 
A importância do índice reside no impacto positivo que pode causar para o setor no Brasil, que compreende mais de 30 mil empresas, responde por 6% do PIB, emprega 11% da força de trabalho e produz 10 bilhões de peças por ano.
 
 
 
 
5 de Outubro de 2018

Report: notícias

Report marca presença em encontro sobre ODS em Nova York

A fim de acompanhar seus clientes e parceiros em debates relevantes sobre o desenvolvimento sustentável, a Report marcou presença no evento “SDGs in Brazil – The role of the private sector”, organizado pela Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas em parceria com a PwC e a World Observatory.
 
 
 
Realizado em Nova York, durante a 73ª Assembleia Geral da ONU, o encontro combinou painéis e apresentações de cases de 19 empresas que avançaram na implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS ou SDG, na sigla em inglês) em solo nacional.
 
Para compor a programação, 80 casos de sucesso de organizações brasileiras foram avaliados pela PwC com base em critérios predefinidos, com suporte de uma banca de especialistas. “A apresentação dos cases é um meio importante de compartilhar experiências nacionais de adesão aos ODS por empresas brasileiras, levando nosso amadurecimento para outros públicos”, afirma Gilberto Longo, sócio-diretor da Report que esteve no evento.
 
Entre as empresas brasileiras presentes no evento em Nova York estavam MRV, Estre, Fibria, Votorantim, Danone, Braskem, Zurich, Aegea, BRDE, FDC e EDP.
 
Rede Brasil
 
O Pacto Global da ONU possui uma estrutura de redes locais que dá força à implantação da chamada Agenda 2030 – constituída a partir de temas-chave do desenvolvimento sustentável. Conectada à rede brasileira, a Report trabalha para dar impulso aos ODS em sua base de clientes e participar da construção de conhecimento sobre o assunto.
 
Em parceria com o Pacto Global, a Global Reporting Initiative (GRI) e o Insper, a Report iniciará em breve um estudo sobre a aplicação dos ODS nas práticas e estratégias de organizações brasileiras. “Estarmos no evento demonstra nossa posição de parceiro e integrante ativo da Rede Brasileira do Pacto Global”, diz Gilberto Longo.
 
 
 
 
5 de Setembro de 2018

Report: notícias

DNV GL promove encontro sobre sustentabilidade na cadeia de fornecedores

A DNV GL, companhia global na área de certificação e auditorias, organiza no próximo dia 27 de setembro, em São Paulo, o IV Encontro Cadeias de Fornecimento Responsáveis. Com a proposta de aprofundar os debates sobre processos sustentáveis de compras nas organizações, o evento reunirá profissionais que lideram programas de avaliação, gestão e acompanhamento da cadeia de fornecedores. Para participar, faça sua inscrição até o dia 12/9.
 
 
Cada vez mais destacado por companhias em suas políticas de sustentabilidade, o assunto abrange amplo espectro de tópicos, incluindo consumo de recursos naturais, relações trabalhistas, direitos humanos, ética, qualidade e segurança operacional e laboral. Entre os palestrantes, estão representantes de organizações como Grupo Boticário, Avon, Leroy Merlin Brasil, JBS, McDonalds Brasil e CDP.
 
Líder em comunicação de resultados socioambientais no Brasil, a Report é parceira da DNV GL no desenvolvimento de soluções e projetos nos campos da gestão e estratégia de sustentabilidade de empresas.
 
 
 
 
4 de Abril de 2018

Report: notícias

PREVI lança seu primeiro relatório GRI Standards

A PREVI – fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil e maior instituição de previdência privada da América Latina – lançou no fim de março seu Relatório Anual 2017. É o primeiro relato da entidade produzido sob as diretrizes GRI Standards, com implementação e coleta de indicadores a cargo da Report Sustentabilidade. Conteúdo e design (em versões web e PDF) também foram produzidos pela Report. O relatório pode ser acessado aqui.

A Report trabalha nos relatos de sustentabilidade da PREVI desde 2012. O novo Relatório Anual traz as informações sobre o desempenho econômico dos planos da entidade, detalhes sobre seu processo de planejamento estratégico e os destaques do relacionamento da PREVI com seus associados (que somavam mais de 200 mil pessoas ao fim de 2017). Como novidade no formato, a versão web do Relatório Anual traz conteúdos específicos para os participantes de cada plano de benefícios – Plano 1 e PREVI Futuro. Assim, cada associado pode ter acesso mais rápido e fácil às informações que deseja acessar: a versão completa do relatório ou apenas as informações referentes ao seu plano.

 
 
 
 
11 de Janeiro de 2018

Report: notícias

Report lança código de conduta

Para orientar o relacionamento com seus públicos, a Report lançou seu primeiro código de conduta. O processo de elaboração do documento envolveu exame dos princípios da empresa, passou por consulta à rede de parceiros e terminou com a validação de todos os sócios. “Embora sempre tenhamos procurado construir relações de confiança, de olho no olho, de diálogo aberto, havia questões que precisavam ser esclarecidas e formalizadas”, diz Estevam Pereira, um dos fundadores da empresa.

No sentido de se atualizar sobre o tema, Estevam participou do curso Código de Conduta: Elaboração e Gestão, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), que teve como palestrante o professor Lélio Lauretti. Depois de publicado, o professor Lélio recebeu o código em primeira mão.

Todo o processo foi capitaneado por um grupo de trabalho formado por representantes das diversas áreas da empresa (administrativo, consultoria, conteúdo, design, gestão e negócios). “A participação plural enriqueceu as discussões e estressou pontos críticos como, por exemplo, se devemos trabalhar com empresas de setores controversos”, conta Fábio Valverde, sócio da área de gestão.

Consultem o nosso código e conheçam nosso posicionamento sobre esse e outros assuntos clicando no link www.reportsustentabilidade.com.br/codigo-de-conduta.

Manifeste-se

Junto com o código, também foi criado um canal online para que profissionais da Report, parceiros, clientes, fornecedores e demais públicos de relacionamento possam enviar suas dúvidas, sugestões ou denúncias de possíveis desvios.

 
 
 
 
15 de Dezembro de 2017

Report: notícias

Report é pioneira no Brasil no Standards Exam da GRI

A Report fecha 2017 com importantes conquistas nos programas de engajamento da Global Reporting Initiative (GRI). Fomos pioneiros na introdução da metodologia de relato no Brasil, ainda nos anos 2000, e mantivemos essa postura ao nos posicionarmos entre as consultorias mais qualificadas na nova versão das diretrizes GRI (Standards).

Somos a única consultoria no País que, além de membro da Gold Community e do grupo Standards Pioneers, recebeu certificação no Standards Exam. É um teste voltado à verificação de conhecimentos na nova forma. Fabíola Nascimento, membro da nossa equipe de consultoria, foi aprovada nesta semana.

Na prática, isso significa que podemos levar aos nossos clientes informação precisa, relevante e aprofundada sobre a metodologia, além de estarmos alinhados às melhores práticas, experiências e novidades de sua aplicação em nível global.

Conheça mais sobre a GOLD Community aqui

Confira o grupo Standards Pioneers: clique aqui.

Veja a lista dos aprovados no GRI Standards Exam aqui.

 
 
 
 
8 de Novembro de 2017

Report: notícias

samarco lança relatório bienal

A Samarco Mineração S.A. publicou recentemente seu Relatório Bienal 2015-2016. O documento é resultado de um longo processo de elaboração, marcado por um contexto difícil e complexo para a empresa – que, em novembro de 2015, ganhou visibilidade nacional e internacional com o rompimento da barragem de Fundão, no município de Mariana (MG). 
 
 
A mineradora, controlada pelas acionistas Vale e BHP, é cliente da Report desde 2012 e já havia produzido relatórios anuais em parceria em anos anteriores, na década de 2000. Para conduzir um trabalho dessa complexidade, o processo de construção do relatório contou com diversas etapas – incluindo um novo estudo de materialidade, elaborado segundo a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI) considerando o atual cenário da companhia, e uma coleta abrangente de dados qualitativos e quantitativos. A publicação foi auditada pela PwC.
 
 
A base de indicadores reportados busca refletir o momento da empresa, com informações de dois anos – 2015 e 2016 – que abrangem períodos antes, durante e após o rompimento da barragem de Fundão. A ideia é que, assim, os públicos-chave do documento possam entender como a Samarco operava, como buscou responder à emergência e como trabalha, hoje, para garantir a segurança de suas estruturas e retornar à atividade. O documento traz, ainda, uma mensagem de pesar pelas 19 vítimas, além do resultado da investigação independente contratada pelas acionistas para entender as razões do rompimento da barragem.
 
O Relatório Bienal 2015-2016 da Samarco está disponível em versões on-line e PDF. Para acessá-lo, clique aqui
 
 
 
 
24 de Outubro de 2017

Report: notícias

report promove oficina sobre engajamento e estratégia no RJ

Diante dos desafios sociais, ambientais e econômicos enfrentados pelas empresas nos dias de hoje, a gestão da sustentabilidade deve ser prioritária nas estratégias de negócios em qualquer segmento.  Os caminhos para incorporar esse imperativo à realidade foram o tema da oficina “Engajamento e estratégia para a sustentabilidade”, promovida no Centro Cultural Light (Rio de Janeiro, RJ), em 5 de outubro. Foi a oportunidade para compartilhar as recentes experiências da Report no campo da consultoria voltada ao planejamento estratégico de seus clientes.
 
Além da apresentação principal, conduzida pelo consultor Victor Netto, o encontro também contou com a participação de Glaucia Terreo, representante da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil, que fez a abertura do evento. Na plateia, especialistas de empresas como Enel, Oi, Casa da Moeda, Ipiranga, Prudential, Previ e Light. 
 
Para iniciar a discussão, Glaucia Terreo falou de sua preocupação sobre os resultados efetivos da gestão da sustentabilidade no Brasil. “O país vem caindo no ranking mundial da transparência e a desigualdade social ainda é uma das maiores do mundo”, discursou Glaucia. “A GRI existe para ajudar as empresas a ter mais transparência, mas só fazer relatórios não é suficiente. É preciso ter gestão efetiva.”
 
 
Para exemplificar, a especialista convidou Patrícia C. de Queiróz, gerente de análise de risco da Fundação Real Grandeza, a falar sobre seu trabalho. O fundo de pensão dos funcionários das empresas Furnas e Eletronuclear é um dos maiores investidores privados do país e tem se esforçado em aplicar critérios de sustentabilidade em suas decisões de investimento. “Trabalhamos ativamente junto às empresas nas quais investimos e também instigamos os gestores de fundos externos a adotarem esses critérios”, afirmou Patrícia. 
 
Com a apresentação “Inserindo a sustentabilidade no planejamento estratégico das empresas”, Victor Netto falou sobre as principais tendências atuais sobre o tema. Mais interação entre as organizações e seus stakeholders, a definição clara dos processos de geração de valor das empresas e o compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU foram citados como direcionadores. “Cada vez mais, vemos empresas definindo seus propósitos: para quê eu sirvo no mundo? Qual problema eu resolvo?”, disse Netto. Essas tendências, segundo o consultor, provocaram uma mudança de atitude no mundo corporativo. “Se há 10 anos a prioridade era mitigar os impactos causados, em 2017 a ideia é que as empresas sem impactos positivos”.
 
Em seguida, foram abordados os cases das empresas VLI, Ipiranga e Valia – que contaram com a Report na definição de seus planejamentos estratégicos. “Fizemos uma pesquisa aprofundada com nossos stakeholders e procuramos entender as mudanças no mercado. Onde estaremos daqui a 50 anos? A sustentabilidade no planejamento ajuda nessa compreensão”, contou Beatriz Roza, da Ipiranga. 
 
 
 
 
 
4 de Setembro de 2017

Report: notícias

Tigre lança seu primeiro relato GRI

Com mais de 75 anos de história, o Grupo Tigre tem hoje posição consolidada no mercado brasileiro, como maior fabricante de plásticos para construção e liderança em tubos e conexões de PVC. A fim de divulgar à sociedade suas práticas socioambientais e de governança, a companhia divulgou seu primeiro Relatório de Sustentabilidade construído na metodologia da Global Reporting Initiative (GRI), com apoio da Report nas frentes de conteúdo, design e consultoria de indicadores.

A decisão de comunicar o desempenho em escala anual tem relação direta com novidades na visão de futuro da Tigre. Com planos de ação que mobilizaram diversas áreas, inclusive a alta liderança, foi elaborada nos últimos dois anos uma estratégia voltada à sustentabilidade, conectando este tema ao negócio.

O amadurecimento é um dos destaques da narrativa do relatório, que dá ênfase a assuntos como inovação, pioneirismo, confiança dos clientes e do mercado e responsabilidade socioambiental. Neste último aspecto, as ações do Instituto Carlos Roberto Hansen e os projetos voltados a temas como água e saneamento – cruciais ao negócio – são detalhados.

Para conferir o relatório, clique aqui.

 
 
 
 

Pages

Subscribe to Blog