8 de Novembro de 2017

Report: notícias

samarco lança relatório bienal

A Samarco Mineração S.A. publicou recentemente seu Relatório Bienal 2015-2016. O documento é resultado de um longo processo de elaboração, marcado por um contexto difícil e complexo para a empresa – que, em novembro de 2015, ganhou visibilidade nacional e internacional com o rompimento da barragem de Fundão, no município de Mariana (MG). 
 
 
A mineradora, controlada pelas acionistas Vale e BHP, é cliente da Report desde 2012 e já havia produzido relatórios anuais em parceria em anos anteriores, na década de 2000. Para conduzir um trabalho dessa complexidade, o processo de construção do relatório contou com diversas etapas – incluindo um novo estudo de materialidade, elaborado segundo a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI) considerando o atual cenário da companhia, e uma coleta abrangente de dados qualitativos e quantitativos. A publicação foi auditada pela PwC.
 
 
A base de indicadores reportados busca refletir o momento da empresa, com informações de dois anos – 2015 e 2016 – que abrangem períodos antes, durante e após o rompimento da barragem de Fundão. A ideia é que, assim, os públicos-chave do documento possam entender como a Samarco operava, como buscou responder à emergência e como trabalha, hoje, para garantir a segurança de suas estruturas e retornar à atividade. O documento traz, ainda, uma mensagem de pesar pelas 19 vítimas, além do resultado da investigação independente contratada pelas acionistas para entender as razões do rompimento da barragem.
 
O Relatório Bienal 2015-2016 da Samarco está disponível em versões on-line e PDF. Para acessá-lo, clique aqui